quinta-feira, 20 de maio de 2010

(no) Coração de Matosinhos



A antiga Casa dos Pobres de Matosinhos - o Lar de Sant'Ana gerido pela Congregação espanhola Irmãs de Nossa Senhora da Consolação - apoia, diariamente, mais de cem pessoas

“De mãos dadas pelo próximo, continua a nossa missão” – é o lema das actividades do Lar de Sant’Ana que, este ano, se associou às Festas do Senhor de Matosinhos de uma forma especial. Refeições a preços populares e muita animação no coração do Senhor de Matosinhos… Os fundos revertem a favor das obras do lar e do refeitório social. DIAS: 14, 15, 22, 23 e 24 de Maio e grande Arraial Minhoto no sábado, dia 29.
Dezenas de voluntários abrem o Lar de Sant’Ana à comunidade. Caldo verde, moelas, rissóis, bolinhos, sardinha assada, pratos quentes e pratos frios, chouriça assada, bom vinho… Ao ar livre ou coberto…
No Lar de Sant’Ana vivem 72 idosos, enquanto ao refeitório social – o único que em Matosinhos serve refeições quentes durante todo o ano – chegam, diariamente, cerca de 30 sem-abrigo. No apoio domiciliário são ajudados 20 utentes. Ao todo, o Lar de Sant’Ana serve 160 refeições diárias.
O projecto de melhoramento e ampliação do lar – chamado de “A Terceira Fase do Lar de Sant’Ana – Matosinhos: ampliar, reorganizar e requalificar” – visa a melhoria das condições de apoio médico e de enfermagem aos utentes, o aumento e requalificação das áreas comuns do edifício, em particular do salão e do refeitório, reorganização do espaço, concentrando os serviços sociais (secretaria, apoio social e direcção) junto à entrada principal do edifício, melhoria das condições de trabalho dos colaboradores, nomeadamente através da requalificação dos seus vestiários, ampliação do refeitório social de 25 para 40 utentes, instalação de uma valência de Acolhimento Temporário, instalação de uma valência de Apoio Domiciliário, dinamização do voluntariado e criação de uma “Liga de Amigos”.


Av. D. Afonso Henriques,
antes da Igreja Paroquial,
no coração da Romaria
...

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou a pensar ir a inauguração das novas instalações so para reencontrar alguem que me marcou profundamente e julgo que faz voluntariado nesta casa. Quando souberes a data manda.me um convite, se puderes claro, para castro.emanuel@gmail.com.
obrigado

Anónimo disse...

Por acaso esta casa merece o melhor que possa haver. Espero que tenha bastante sucesso e que a "Lucía Jiménez", que muito me agradou à vista, se mantenha ativa nesta instituição porque assim saberei onde um dia a procurar. Se a proprietária do blogger lhe conhecer outro nome por favor queira me corrigir. Obrigado